quarta-feira, 5 de maio de 2010
Resiliência
Olá meu povo! Axé para todos!
Hoje aprendi mais uma palavra, mais um termo e com ela mais uma lição.
A palavra da vez é: RESILIÊNCIA.
Afinal, o que é Resiliência?
Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica. Segundo dicionário Aurélio, é a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal de formação elástica”.
“ É a arte de transformar toda energia de um problema em uma solução criativa”
Isso é só mais uma forma de formalizar a resiliência, mas o termo resiliência tem sido muito adotado no campo da psicologia e psicoterapia, e está associado a capacidade de adaptação do ser humano vistas ás pressões que sofremos no nosso dia-a-dia.
Resiliência é tolerância, é transmutar os sentimentos negativos e pensar antes de agir de forma instintiva e desmedida.
A ausência de resiliência torna nossa vida mais complicada, pertubada e cheia de ações e reações imprevistas, a ausência de flexibilidade e tolerância negativa todos os campos das relações humanas como trabalho, casamento, amizades e relações interpessoais no geral.
A pessoa com baixo índice de resiliência não suporta pressões, julgamentos e situações adversas ao planejado, são pessoas que ao menor sinal de contrariedade e problemas, abandonam o barco e não se adptam a mudanças.
Esses irmãos acabam por abandonar projetos, trabalhos, casamentos por não ter flexibilidade para passar pelas tormentas que a vida nos apresentam.
É fundamental que usemos da inteligência emocional e utilizemos mais essa ferramenta para tornar nossa vida mais adaptável e ter êxitos em toda e qualquer situações.
Vivemos em nossa sociedade atual praticamente escassos de resiliência, não existe mais tolerância e empatia, vivemos a Era do "Eu", onde o "Nós" praticamente desapareceu.
Educamos nossos filhos e nos programamos para o sucesso, mas nunca para lidarmos com os fracassos e situações que fogem do nosso controle, é preciso ensinar a arte da psicoadaptação (resiliência) para criarmos adultos com alto índice de inteligência emocional e saudáveis psíquicamente, pois todo o conhecimento adquirido não servirá de nada se não forem aplicados de maneira eficaz emocionalmente, vivemos repetindo conceitos de outras pessoas, de outros autores e formadores de opinião sobre diversos assuntos, mas não educamos nosso filhos e a nós mesmos para visão crítica do conhecimento adquirido, estamos tal qual matracas repetindo o que nos disseram.
A resiliência e a visão analítica criará e tornara seres humanos mais felizes e empáticos, pois a única certeza que temos na vida é que nada é definitivo, mesmo a mais feliz das situações sobre mudanças que ás vezes fogem do nosso controle, e caso não tenho trabalhado nossa resiliência podemos chegar ao fundo do poço, pois a falta de adaptação a situações inesperadas levam a doenças psicossomáticas sérias, suicídios e até mesmo o chamado suicídio mental ou psicológico (vontade de sumir, desaparecer, alcoolismo, drogas, etc).
Portanto queridos irmãos, sigam com a certeza que por pior ou melhor que seja a situação, ela não é DEFINITIVA, e que com esperança, fé e criatividade possamos encontrar soluções que satisfaçam nossas necessidades e que contribuem positivamente em nossas vidas e na das pessoas que nos rodeiam.
Temos sempre que carregar a resiliência junto com nossa visão crítica, pois ser tolerante não é se deixar dominar ou deixar nossas idéias e filosofias de vida de lado, temos que filtrar e analisar todas as ações e informações que nos chegam todos os dias, pois a maior lição que a resiliência nos dá é a empatia e a compreensão.
Um grande e fraterno abraço á todos,
Mãe Ana
Dirigente Espiritual da Fraternidade Luzes do Equilíbrio
Acessem nossa rede: http://semeandoaumbanda.ning.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário